Social Icons


sexta-feira, 21 de março de 2008

Adolescência, Autoridade, Obediência – Educação


Fiquei indignada com o vídeo da aluna e a professora, mais indignada ainda com os comentários do aluno que estava a filmar a cena e a indiferença do resto da turma por uns bons minutos.

Que falta de respeito desses alunos! Que falta de respeito da maior parte dos alunos desse País. Estou triste pelo caminho que isto está a levar. Tenho dois filhos adolescentes e não tem faltado problemas nas escolas, principalmente quando há reuniões de pais, fico cada vez mais parva com certos comentários de pais, do tipo “não consigo fazer nada do meu filho, a senhora professora está autorizada para lhe dar bofetadas”.

Não estou a culpar ninguém, pois acho que todos têm culpa, o Governo que não arranja condições necessárias para ter as escolas atraentes, para atrair os alunos, para fazê-los sentir bem, com respeito sempre, tanto para os professores, auxiliares e colegas. Os professores, que não sei como e aonde perderam a autoridade e a maior parte não conseguem controlar os alunos a partir do 5º ano, as directoras de turma perdem mais tempo a resolver problemas de comportamento dos alunos do que a ensinar. E claro os pais! Sempre achei que a educação começa em casa, é difícil pois educar não é só proibir, é fazer ver aos nossos filhos o que está bem ou mal, ensiná-los a respeitar as pessoas, apoiá-los e também recriminá-los quando é preciso, castigar e fazer valer os castigos.

Dá muito trabalho educar, e cabe nos a nós fazer o trabalho, um adolescente rebelde já é difícil agora imagina-se um professor com 20 ou 30, mas não é impossível nem assim tão difícil para os pais, com um pouco de trabalho, paciência e muito diálogo, os miúdos vão percebendo. O Governo tem de dar condições e os professores tem de poder estar tranquilos para poder ensinar aquilo que sabem aos mais novos, prepará-los para o futuro.

Depois da confirmação de quanto mal anda o comportamento dos alunos com este vídeo que anda a passar nas televisões, penso que é muito urgente agir para melhorar a situação. Não vale a pena fazer o jogo de empurra as culpas porque todos têm, temos é de nos unir e resolver a questão para o bem nos nossos filhos, é o amor que podemos lhes dar, é termos o trabalho para os educar.

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom pelo o que ouvi na rádio o governo quer que seja processado por crime os pais dos alunos que agredirem os professores. Acho uma optima ideia se isso se concretizar. Felizmente que os alunos puseram na net o video com o intuito de umilhar a professora pois, saiu o tiro ao contrário deu para todo mundo ver os seus comportamentos.

Anónimo disse...

Educar é ensinar a respeitar, a aceitar diferenças, à controlar impulsos, à entender a escolha de outras pessoa, é aprender com quem deseja ensinar. É fazer ao outro o que queremos que nos façam , só assim ,construiremos um mundo melhor e mais digno. Esta plantada aqui uma semente de Amor e Compaixão.

 
Powered By Blogger

As visitas em numeros