Social Icons


terça-feira, 18 de novembro de 2008

A Segurança Informática e as belas surpresas



Uma das minhas funções é manter o nosso servidor limpo de ficheiros que não dizem respeito ao nosso trabalho. Como se pode imaginar, é uma tarefa difícil, por mais que tento convencer os meus queridos colegas e utilizadores para não deixarem no servidor ficheiros como mp3, vídeos e fotos particulares, parecem não entender.

De vez em quando lá vou eu fazer um backup completo ao servidor monitorizando de tudo o que se deve ou não permanecer guardado e dou com episódios completos dos Gato Fedorento, álbuns de família, softwares ou outro tipo de ficheiros pesados que não deveriam lá permanecer. Quando é assim, apagar e avisar o interessado do sucedido e o problema está resolvido até a próxima limpeza.

O pior é quando me deparo com coisas que nem sequer quero ver e depois nem sei se digo ou se conto, pois é, há gente doida, descontraída que mete tudo no servidor, não sei a razão e nem quero saber! Com tanta tecnologia por aí barata, que comprem um disco portátil, uma pen ou então deixar apenas as coisas particulares no computador que usa, agora no servidor!!! Para quê? Numa dessas tal limpeza, dou por mim a ver passar uns ficheiros de nomes esquisitos, que remédio tenho eu senão de bisbilhotar, faz parte do meu trabalho e todos eles sabem e o que vou descobrir, cenas de sexo em fotografias de uma colega, numa partição ainda por cima partilhada, não era só uma, nem duas, eram pastas. Fiquei em aflição, mais do que ela com certeza, não contei nada a ninguém, pus me a pensar em como lhe abordar o assunto, de certeza que ela não sabia que a partição era partilhada mas mesmo assim, não sei se mais alguém chegou a ver para além de mim, espero bem que não, mas se sim o problema também não é meu. Apressei-me apenas a gravar-lhe uma cd, porque tinha ficheiros de trabalho misturado com aquilo tudo e fiz de conta que não sabia de nada e apaguei tudo o que lá estava na partição.

Pergunto onde estará a consciência dessas pessoas que dispõe das coisas pessoais e privadas assim com tanta facilidade? Sem cuidado nenhum! Deve ter sido assim ou parecido que a Pamela Anderson ou a Paris Hilton tiveram os seus vídeos de sexo expostos na internet. Ou políticos que são chantageados por não terem cuidado com coisas que nem sequer devem ter sido feitos, pessoas formadas que em principio deveriam ter um bocadinho de bom senso.

A informática facilita muita coisa, hoje em dia quem é que não tem uma máquina digital para partir para todo o tipo de experiências sem passar por nenhuma censura? Mas agora a consciência exploradora também deverá ter limites e mesmo que não tivesse que tal a consciência seguradora, pelo menos para garantir que as imagens das experiências mais explícitas não caiam em mãos alheias podendo assim tornar-se muito vulnerável.

É como os telemóveis e os webcams dos jovens, principalmente os telemóveis, experimentem chegar perto de um deles e tentar explorar, vejam depois as surpresas que lá encontram. O que tem de bom e prático pode também tornar-se muito perigoso pelo descuido.

Já me aconteceram outras mas nunca tinha ficado em tamanho choque como desta vez. Ainda bem que já temos restrições para acesso às páginas da internet, dando melhor controlo às situações e prevenindo de muitas intervenções desnecessárias. Quando era tudo livre acesso, quantas vezes não apanhavam vírus ou pop-ups que só quando não podiam mais trabalhar é que me chamavam. Diziam me sempre que não foram eles, enfim…a carga de trabalho sobrava sempre para mim.

Há muito boa gente por aí que usam e abusam dos computadores sem perceberem o mínimo em segurança de informática e só quando acontece alguma é que pensam em como foi que lhes aconteceu, então agora com o e-banking cada vez mais em uso é preciso redobrar essas seguranças, um bom anti-virus é imprescindível e a curiosidade matou o gato, os e-mail engraçados que vêm muitas vezes dos amigos e dos amigos dos amigos e que se fazem ´reemcaminhar´ sem pensar porquê estão camuflados de mil e uma formas para sacar informações dos nossos PC´s , todo o cuidado é pouco!

Sem comentários:

 
Powered By Blogger

As visitas em numeros